Está com dúvidas de como funciona uma Holding Familiar Estratégica?
Veja, quando falamos em Holding Familiar Estratégica nos referimos a uma empresa.
Exatamente, uma empresa que tem como finalidade administrar o patrimônio de pessoas físicas do mesmo grupo familiar.
Mas, como esse processo todo funciona?
É exatamente sobre isso que vamos falar agora.
Veja o que eu separei para você:
- 1. Como funciona de fato uma holding familiar estratégica?
- 2. Quais os desafios de uma holding familiar estratégica?
Após ler este conteúdo, você saberá exatamente como esse processo se dá e porque ele é tão importante.
Vamos lá.
Tenha uma ótima leitura.
- Como funciona de fato uma holding familiar estratégica?
Uma holding familiar estratégica resume-se em uma empresa que tem como missão proteger o patrimônio de grupos familiares.
Aqui, além de proteger os ativos, é planejada também as regras de gestão para os sucessores.
Mas, por qual motivo?
Veja, sabemos que construir um patrimônio ao longo da vida é um grande desafio. E preservá-lo ainda mais.
Sem contar que, quando constituído, existem as divisões entre os membros familiares – o que na maioria das vezes é uma relação um tanto delicada.
No entanto, quando nos referimos a holding familiar estratégica, essas divisões são realizadas junto com o patriarca ou matriarca ainda em vida.
Isso porque, fazer esse planejamento é evitar discordâncias no futuro, além de melhorar a gestão coletiva e denominar a participação de seus herdeiros.
Ainda, definir uma política de investimentos, reservas e lucros entre os envolvidos. Uma vez que, por meio da sociedade é possível aproveitar os rendimentos dos bens como pessoa jurídica.
Alguns exemplos para você entender:
- Aluguéis
- Dividendos
- Juros
- E transferências.
Ou seja, além de proteger os bens, a holding familiar estratégica também organiza as divisões e participações de todos os envolvidos.
Além disso, o processo também facilita a sucessão hereditária, principalmente quando o assunto é inventário – que possui altos custos e é um processo lento.
Para essas práticas, recomenda-se uma assessoria especializada em holdings para que tudo ocorra de maneira organizada.
Os especialistas vão analisar o patrimônio que será integrado à holding e ajudarão a definir o tipo societário (S/A, LTDA ou EIRELI).
Veja, essa etapa vai impactar diretamente nas questões fiscais e tributárias do processo.
Isso porque, é importante escolher o tipo societário mais adequado para seus fins de negócio, visando incentivos fiscais e a diminuição de impostos.
Em síntese, se o grupo familiar não tomar cuidado nessa etapa, pode acabar pagando mais impostos do que deveria.
Portanto, contar com um especialista ao seu lado pode te ajudar a escolher o melhor caminho, sem contar as vantagens econômicas, que são essenciais para o desenvolvimento da holding familiar estratégica.
Agora, vamos entender os desafios.
- Quais os desafios de uma holding familiar estratégica?
Como vimos, a holding familiar estratégica é uma empresa desenvolvida para gerir e proteger o patrimônio de um grupo familiar, especialmente na divisão de bens e nas participações societárias.
Ou seja, uma vez implementada a estratégia, as decisões só podem ser tomadas mediante o aval dos sócios proprietários.
A holding familiar estratégica é uma excelente ferramenta para o planejamento sucessório, tributário e patrimonial. E conforme falamos anteriormente, é uma estratégia que evita conflitos futuros e internos entre os familiares.
Logo, a prática é recomendada para organizar todo o processo interno de uma empresa familiar – principalmente quando há bens envolvidos. E claro, trata-se de uma medida um tanto preventiva e econômica.
Contudo, quando não há uma assessoria jurídica e especializada em seu desenvolvimento, existem desafios que podem vir a surgir.
Veja alguns:
Excesso de capitalização
Quando há agrupamento de capital, pode haver excesso de capitalização. E com isso, para os acionistas não haveria um retorno justo sobre o capital investido.
Fraude
Também pode haver práticas desonestas , bem como desafios relacionados a uma estratégia contábeis ineficaz e à ocorrência de imposto sobre a venda de ações da empresa.
Desvio de poder
Quando o assunto é poder financeiro, é comum que os membros de uma holding familiar estratégica possuam um nível de responsabilidade menor, o que sim, pode gerar irresponsabilidade e abuso de poder.
Ainda, existe o risco de que a concentração de poder e autoridade nos processos decisórios leve à perda de responsabilidade e autoridade, devido ao aumento do número de níveis hierárquicos.
Manipulação
Muitas vezes, as informações internas da empresa são usadas simplesmente para ganhos pessoais. Por exemplo, o desempenho financeiro pode ser usado inadequadamente, havendo assim, manipulação.
Assim como as divergências entre os apoiadores do grupo e aqueles que se opõem à consolidação do poder na empresa.
Veja,
A composição de uma holding familiar estratégica exige atenção em todos os detalhes, além de um amplo conhecimento em acumulação de riqueza, vínculos familiares e direitos dos herdeiros.
Ou seja, são processos que requerem o envolvimento de um assessor jurídico.
Isso porque, os advogados especialistas na área possuem as orientações necessárias para o desenvolvimento de uma holding familiar eficaz.
E claro, além das questões jurídicas, os especialistas também devem ter inteligência emocional para auxiliar os seus clientes a tomarem as decisões corretas e especialmente, com base na lei.
Portanto, conte com um especialista ao desenvolver a sua holding.
Conclusão
Como você viu, a holding familiar estratégica é uma excelente estratégia para organizar os processos internos de um sistema patrimonial familiar.
Contudo, caso não seja desenvolvida de maneira correta, há diversos desafios a serem enfrentados, como vimos acima.
Isso porque, todos os processos necessários para seu desenvolvimento devem ser discutidos previamente.
E nessas horas, contar com a ajuda de uma assessoria especializada em holdings fará toda diferença.
Uma vez que, com toda a sua experiência, o profissional apresentará todos os prós e contras de cada decisão.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado e respondido suas dúvidas sobre o tema, e caso ainda tenha dúvidas, deixe-as nos comentários.
Será um prazer te responder.
Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente especialista em holdings.
Continue acompanhando nossos conteúdos e até a próxima!