Quando pensamos nas áreas de atuação e competências de uma assessoria jurídica o que nos vem em mente são leis, processos, tribunais, petições e audiências. 

Contudo, você sabia que o direito, atualmente, não se resume a somente isso? 

Contar com um excelente advogado que mescle outras áreas a sua função pode ser uma estratégia vantajosa para a sua holding familiar, por exemplo. 

Com este conteúdo você vai descobrir:

Boa leitura! 

Aproveite. 

1. O que é a multidisciplinaridade em uma assessoria jurídica?

Antes de entender como a multidisciplinaridade funciona em uma assessoria jurídica é importante compreender alguns conceitos e terminações. 

O termo multidisciplinar, em síntese, pode ser definido como a reunião de várias disciplinas em busca de um objetivo final.

No que diz respeito ao prefixo “multi”, esta é uma palavra de origem latina derivada de “multus”, que significa múltiplo, isto é, aquilo que abarca diversas áreas ou fatores. 

Já a palavra “disciplina”, no sentido pedagógico, remete a um campo do conhecimento.

Dito isso, a multidisciplinaridade no direito pode ser entendida como um ir além. Ou seja, ter uma assessoria jurídica que também entende de processos, gestão de pessoas e da atividade empresarial como um todo. 

A ideia é que por meio da assessoria jurídica seja possível olhar a holding, por exemplo, com uma visão mais ampla, que soma outras áreas ao exercício do direito.

Bacana, não é mesmo? 

Vale salientar que o direito em si a cada dia se torna mais amplo e a postura multidisciplinar do jurídico pode trazer segurança aos desafios da era digital. 

Desse modo, o conhecimento multidisciplinar de um advogado permite que o trabalho vá além das leis, processos, doutrinas e jurisprudências, assim sendo, as vantagens também se tornam mais diversas. 

Isso porque esse especialista se posiciona como parceiro de crescimento e oferece direcionamentos e soluções legais para cada demanda do cliente. 

Dito isso, vem comigo para entender no próximo tópico porque essa multidisciplinaridade é tão importante na hora de abrir uma Holding Familiar. 

Vamos lá?

2. Por que é tão importante contar com a multidisciplinaridade jurídica na hora de abrir uma Holding Familiar? 

Como já vimos em outro conteúdo do blog, um excelente advogado é peça fundamental na abertura de uma Holding Familiar. 

Isso porque é esse profissional que vai lidar, junto com o gestor da família e os demais sócios, com todos os trâmites jurídicos e processuais para abrir a pessoa jurídica (holding), que irá reunir todo o patrimônio dos parentes em uma única sociedade. 

 Além disso, é somente esse especialista que pode garantir que a Holding Familiar esteja em conformidade com a legislação, o que proporciona segurança jurídica, fiscal e tributária para todos os envolvidos.  

Desse modo, ao criar equipes multidisciplinares ou diálogos multidisciplinares a partir de uma assessoria jurídica, a holding fica aberta às possibilidades de proteção e renovação de outras áreas mescladas ao direito, por exemplo, a segurança digital advinda do setor de tecnologia, e isso resulta em um processo de inovação em toda a cadeia societária da holding. 

O fato é que à medida em que os desafios dentro de uma sociedade como a holding familiar são encarados por ângulos diversos se obtém um resultado de maior eficiência. 

Assim sendo, ao estar disposto a lidar com uma assessoria jurídica que abrange diversos olhares e etapas, é possível  ampliar os horizontes para enxergar os inúmeros leques de oportunidades advindas disso. 

Portanto, ao contar com uma assessoria jurídica multidisciplinar na hora de abrir uma holding familiar, os sócios estarão firmando uma parceria de crescimento, inovação embasadas em direcionamentos legais que vão da alta administração, passam pelo comercial e respinga até na produção. Esta é a grande vantagem.

Se interessou? No próximo tópico, você vai entender o que é preciso para implementar a multidisciplinaridade jurídica neste tipo de sociedade. 

Acompanhe:

3. O que é preciso para implementar a multidisciplinaridade jurídica em sua Holding Familiar? 

O primeiro passo para estabelecer uma assessoria jurídica multidisciplinar dentro da sua Holding Familiar é buscar profissionais do direito que estejam abertos a essa multidisciplinaridade dos novos tempos. 

Pode parecer óbvios, mas às vezes, o que uma sociedade como a holding precisa para manter a conformidade legal e continuar inovando em soluções jurídicas vantajosas é ter a ajuda de um excelente profissional do direito que possa lidar com qualquer reviravolta desse mercado.

Não é à toa que nosso mundo e o mercado de negócios estão cada vez mais dinâmicos, voláteis e amplos. 

Neste cenário, os advogados estão se mesclando a outras áreas e outros lugares de conhecimento, com o intuito de que essa multidisciplinaridade atual ande de mãos dadas com a evolução e estratégias das holdings familiares.

Por fim, a estruturação e implementação de uma holding fincada nesse princípio pode propiciar tanto a melhora na administração quanto nos processos sucessórios do futuro. 

Por isso, não hesite em buscar ajuda qualificada ao implementar esse tipo de sociedade e estratégia para o seu patrimônio. 

Combinado? 

Conclusão

Com este post você ficou por dentro do verdadeiro significado da multidisciplinaridade jurídica dentro de uma Holding Familiar. 

Aqui você também descobriu como esse princípio pode trazer benefícios e novos ares para a uma sociedade como a holding. 

Tenho certeza que agora você está mais preparado para tomar a decisão certa na hora de escolher um profissional do direito.

Afinal, neste conteúdo você compreendeu:

  1. O que é a multidisciplinaridade em uma assessoria jurídica
  2. Porque é tão importante contar com a multidisciplinaridade jurídica na hora de abrir uma Holding Familiar
  3. O que é preciso para implementar esse princípio em sua holding

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Mas, sempre que precisar rememorar algum tópico, volte a esse material. 

Até breve.

Deixe um comentário

You have to agree to the comment policy.